Skip to main content
images

Dicas de SEO: como escolher um nome para o seu site

imagesUm dos maiores dilemas na hora da criação de um site ou blog é a escolha do nome para uma página. E o sucesso de um site nos buscadores (leia-se Google) também leva em conta o nome da página. Veja algumas dicas que preparamos:

Passo 1 – Pensar nas palavras-chave do site

Um bom nome de site deve descrever o conteúdo que será tratado, deve ser curto e também (se possível) criativo. Para representar com fidelidade os assuntos que serão tratados no site, pense em quais palavras-chaves descrevem o conteúdo da página. Ex: se você está criando um blog com dicas sobre como criar animais de estimação, dá para pensar nas seguintes palavras: blog, dicas, animais de estimação.

#ficadica: Uma ferramenta que pode ajudá-lo no processo é o Adwords Keyword Tool do Google. Para usá-la é simples: é só copiar um link de um site que você acha inspirador e pesquisar. Na lista, vai aparecer as principais palavras-chave da página.

Passo 2 – Fazer combinações possíveis com as palavras-chave

A partir do momento em que você tem uma base de palavras que descrevem o seu conteúdo, comece a fazer montagens. Pense como as pessoas procurariam no Google pelo assunto. Há algumas palavras muito utilizadas em nomes de sites como “portal”, “site”, “blog”, “dicas”, entre outros.

Voltando ao exemplo das dicas de animais, dá para usar essas palavras para criar combinações de nomes como “portaldosbichos”, “dicasparaanimais” (esse tem um problema de dobrar letras) ou “blogdosbichos”. Você também pode fazer combinações com mais de uma palavra do assunto abordado ou com trocadilhos. Exemplos: “meuamadopet”, “animalismo” ou “meubichinho”.

Não faça combinações com mais de três palavras como, por exemplo, “blogcomdicasparacriaranimais”. Vai ser quase impossível de alguém conseguir digitar o nome do seu site.

#ficadica: há alguns sites que criam combinações de palavras. Dois bons serviços são o http://www.panabee.com/name-generator/ e o http://domainfellow.com/. O único problema desses sites é que criam trocadilhos em inglês.

Passo 3 – Veja se o domínio está registrado

USA; NY; NY...MR.Blaslov_I070929 Woman on laptop computer

Depois que você criou uma lista de possíveis nomes para o seu site (tenha realmente uma lista grande), é hora de ver se está registrado. Vai ser um exercício de paciência, porque a grande maioria dos nomes que você pensou deve já estar registrado.

Uma informação importante, registre um site com final “.com” ou “.com.br”. Na pior das hipóteses, registre “.net” ou “.org”. Sites com domínios personalizados como “.org.br”, “.art.br” ou “.info” são facilmente esquecidos pelas pessoas. Claro que se você não quer gastar dinheiro com domínio e hospedagem, pode registrar no WordPress ou no Blogger.

Os testes com os sites “.com.br” você fará no site registro.br. Também é possível usar os serviços da Hostinternet para ver se o domínio está registrado. Teste todas as suas alternativas e veja quais estão disponíveis.

Comentarios

comments

Host Internet

A Host Internet é altamente qualificada em serviços de hospedagem de sites, registro de domínio, revenda de hospedagem, construtor de sites, e-mail profissional e muito mais... http://www.hostinternet.com.br

Um pensamento em “Dicas de SEO: como escolher um nome para o seu site

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE